Publicações

Os membros do Instituto Pensar buscam contribuir para com o debate acadêmico em suas respectivas áreas de atuação. Abaixo, você pode encontrar publicações que relacionam-se de modo direto com os temas abordados durante as atividades do Instituto.

Mídia, subjetividades sociais e direitos humanos: o Presídio Central de Porto Alegre por Celso Rodrigues e Gabriel Webber Ziero

O artigo se propõe a problematizar a produção do discurso notadamente midiático acerca do Presídio Central e suas relações descontínuas, múltiplas e complexas com as configurações sociais produtoras e mediadoras deste discurso. Considerando, em especial as coberturas jornalísticas da maior rede de comunicação do sul do Brasil, a partir do ano de 2008, que versam sobre o Presídio Central de Porto Alegre, investiga-se o conjunto dialógico que articula sociedade e mídia em torno da problemática prisional e seus desdobramentos, notadamente na formulação de discursos eivados de motivações punitivas e negadoras dos Direitos Humanos.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Sociologia da Violência. Presídio Central de Porto Alegre.